Psicopedagoga musical Violeta de Gainza encontra equipe CMIJ

violeta_gainza

Esteve em São Paulo nos dias 1 e 2 de agosto a renomada psicopedagoga argentina Violeta Hemsy de Gainza, uma das maiores especialistas em educação musical do planeta. Violeta iniciou sua formação com a licenciatura em Música (Piano) na Universidade Nacional de Tucumán. Especializou-se em educação musical no Teacher’s College da Universidade de Columbia, nos EUA.

Graduou-se também em Psicologia Social, na Primera Escuela Privada de Psicologia Social Enrique Pichon Rivière, e estudou Eutonia com Gerda Alexander na França em 1976 e na Dinamarca em 1982 e 1983. Foi presidente do FLADEM – Foro Latinoamericano de Educación Musical de 1995 a 2005. Tem mais de 40 títulos publicados, envolvendo pedagogia musical, didática de instrumentos, improvisação e musicoterapia.

Foi professora de Didáctica Musical y Técnicas de Improvisación na Universidade de La Plata, membro da Comisión Asesora de la Carrera de Musicoterapia da Universidade de Buenos Aires, do ISME – International Society fos Music Education, presidente da Asociación Argentina de Musicoterapia, e diretora da Biblioteca Pedagógica de la Editorial Guadalupe de Buenos Aires.

Realizou workshops e eventos sobre educação musical em praticamente todo o mundo, e na sua passagem por São Paulo, convidada especialíssima da CAEM – Central de Apoio às Escolas de Música, para o 5o. Encontro Nacional das Escolas de Música, matou a cobra e mostrou o pau, convidando voluntários da platéia sem qualquer informação musical para realizar uma oficina aqui documentada em vídeos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *