Sugestão de palestras para Produção Musical na AES

Alinhamento e Equalização Eletro-Acústica para Sistemas de Áudio em Estúdios – Dia 4, das 13 às 15:30 hs

Esta palestra tem por objetivo orientar proprietários e profissionais de estúdios nos procedimentos eletro-acústicos de ajustes de sistemas de áudio stereo (com e sem subwoofer) e multi-canal (surround) com exemplos práticos realizados em estúdios profissionais no Brasil e no exterior. Apesar da ênfase em Salas Técnicas de estúdios, os assuntos a serem apresentados e demonstrados tem também direta aplicação para técnicos e engenheiros de PA.

TÓPICOS:
• Dimensionamento arquitetônico e acústico de Técnicas com ênfase no controle da resposta de frequência e tempo para baixas frequências;
• Dimensionamento/Escolha da Monitoração de Áudio para cada ambiente;
• Salas de produção de áudio x Pós Produção – diferenças;
• Posicionamento do sistema, com ênfase em subwoofers e de layout/mobiliário de equipamentos e demais elementos de uma sala técnica;
• Simulações acústicas : Comparativo entre simulações e resultados práticos de medições acústicas; (case studies)
• Ajustes eletrônicos e acústicos: quando e como usar cada um deles;
• Exemplo prático – sistema surround 5.1 com dois ou mais subwoofers;
• Ferramentas de softwares e hardwares utilizados no alinhamento de sistemas;

Palestrantes:

Renato Cipriano

Engenheiro Civil graduado pela FUMEC (Belo Horizonte) em 1994 é também Engenheiro de Gravação pela “Recording Workshop” (Ohio, EUA – 1992) e pela “Full Sail Center of Recording Arts” (Orlando, EUA – 1999). Possui grande experiência em planejamento e orçamento de obras, fruto do seu trabalho na construtora Andrade Gutierrez. No início de 2000, fundou a WSDG Brasil e é responsável pela supervisão acústico-arquitetônica dos projetos no país.

Sérgio Molho

Engenheiro Civil | Produtor Musical. Sócio fundador da WSDG na América Latina, Sergio Molho trabalha na indústria de áudio e vídeo desde 1982. Começou como engenheiro, compositor e produtor, sendo responsável por várias produções internacionais para Sony e Warner. Exímio tecladista e vocalista, foi líder da CASH, banda funk de sucesso na Argentina em 1980. Hoje, trabalha nas áreas de coordenação de projetos de áudio, vídeo, multimídia e DVD. É co-responsável pelos escritórios da WSDG Latin, Brasil, México e Ásia liderando os esforços em marketing do Grupo.

Introdução ao MPEG Surround – Dia 4, das 16 às 18 hs

Padrão da ISO, o MPEG Surround será apresentado como tecnologia de áudio, descrevendo áreas e segmentos de negócios onde pode ser aplicado da melhor forma (celulares, rádio digital, TV digital, TV móvel, Internet) e descritas tecnologias complementares (SX Pro, Journaline etc.)

Palestrante

Alfonso Carrera

Da empresa Fraunhofer Institute for Integrated Circuits IIS, Alemanha, Alfonso Carrera é Executive MBA. Representative of Audio & Multimedia Dept., Fraunhofer Institute for Integrated Circuits IIS

Separação de Fontes Sonoras – Dia 5, das 13 às 14:30 hs

O problema da separação de diversos estímulos sonoros a partir de sua mistura é resolvido de forma muito eficaz pela percepção humana; entretanto, solucioná-lo computacionalmente ainda é um grande desafio. Fatores como o número de fontes sonoras, a presença de reverberação etc. são alguns dos aspectos a serem considerados por sistemas que pretendam realizar a separação automaticamente a partir de gravações. Nesta palestra, será caracterizado o problema da separação cega de fontes sonoras, e serão apresentados os princípios envolvidos em sua solução, o estado atual das pesquisas na área e o que há disponível comercialmente. A abordagem será simples e acessível, com inúmeros exemplos ilustrativos.

Palestrante

Luiz Wagner Pereira Biscainho

Da COPPE/UFRJ. Luiz Wagner Pereira Biscainho, DSc – professor da Poli & COPPE, UFRJ

Entendendo e Preservando o Impacto da Música – Dia 5, das 17 às 18:30 hs

Cesar Lamschtein e Mauricio Gargel apresentarão esta palestra em que através de um enfoque baseado nos transientes como aspecto importante para perceber o impacto musical, analisarão a cadeia de gravacao e técnicas de gravação e mixagem.
Ela abordará:
– Definição e Importância dos Transientes para a música.
– Análise comparativa com variados exemplos diferentes Microfones, Preamplificadores e Processadores e Filtros.

Palestrantes

César Lamschetein
Da Kaps Audio Production Services.César Lamschtein nasceu e reside em Montevideo, Uruguay. Ele se formou em Audivisual Techniques no LISA, Angouleme, France (técnico superior audiovisual especialização em som).

Maurício Gargel

Engenheiro de Audio especializado em música, com vasta experiencia em gravações ao vivo de bandas, gravação e mixagem para CDs e DVDs. Trabalha também como técnico de PA; leciona e desenvolve material didático para cursos de áudio e pesquisa técnicas multi-canal para música em surround.

Engenheiro de Áudio: formação acadêmica e mercado de trabalho. – Dia 6, das 13 às 14:30 hs

Será posta em discussão a formação acadêmica desejável para que os novos Engenheiros – principalmente elétricos e eletrônicos – possam atender à demanda do mercado na área de áudio. A mesa redonda conta com participação de empresários e professores acadêmicos e discutirá: a representatividade da área, políticas nacionais de desenvolvimento e adequação das grades curriculares para formar legítimos engenheiros de áudio, abrindo então para questionamentos da audiência.

Palestrantes

Fábio Zacarias, empresário da FZ Áudio.

Flávio Cipparrone, professor no Depto. Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP

Ricardo Staub, empresário da Gradiente.

Sérgio Pires, empresário da Bravox

Som para Cinema – Dia 6, das 16 às 18 hs

O painel falará sobre a preparação e finalização de som para cinema. Por tópicos serão abordadas as etapas de captação, mixagem e edição.

Palestrantes

José Luiz Sasso

Técnico de mixagem com conhecimento da engenharia de som para cinema e experiência desde os tempos do laboratório Álamo. A lista de longas mixados por ele começa comCostinha contra o King Mong (1977), de Alcino Diniz, e vai até filmes dos anos 2000, comoTolerância (2000), de Carlos Gerbase. São mais de 200 títulos, alguns marcando viradas tecnológicas, comoCorações a mil (1983), de Jom Tob Azulay, quando mixou o primeiro longa em dolby stereo no Brasil, pioneirismo que começou na década de 60, quando utilizava gravadores Nagra 4.2 no som direto.

Miriam Biderman

Editora de som nascida em São Paulo em 1962, é formada em cinema pela New York University. Começou a carreira ainda nos Estados Unidos, onde trabalhou como assistente de edição de som do filme A cor do dinheiro (1985), de Martin Scorsese, fez os ruídos de sala de O peso de um passado (1987), de Sidney Lumet, e de Short cuts – Cenas da vida (1993), de Robert Altman. Em 1988 voltou para o Brasil e no mesmo ano trabalhou em Festa, de Ugo Giorgetti, prêmio de som no Festival de Gramado.

Ricardo Reis
Da Effects Filmes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Uma resposta para Sugestão de palestras para Produção Musical na AES

  1. luiz orlando sa do carmo diz:

    Gostaria de participar das palestras obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *