Produção Musical – Inscrições presenciais 13 de maio das 15 às 20:30 hs

Curso de Produção Musical com Software Livre – Quintas-feiras das 18:30 às 21 hs

Coordenação e aplicação: Saulo Wanderley

O curso se destina a quem quer aprender a trabalhar com gravações, sequenciamentos, mixagens e assuntos correlatos, usando apenas os softwares gratuitos disponíveis na Internet. Serão abordados alguns programas gratuitos que rodam em sistema operacional Windows e OS-X (Macintosh), mas a maioria dos programas só rodam em sistema operacional Linux.

Para isso, os alunos deverão providenciar a instalação do sistema operacional dedicado ao áudio digital em ambiente GNU-Linux chamado UBUNTU STUDIO. Durante o decorrer do curso será exigido dos alunos trabalhos usando esta plataforma, e não é possível apenas frequentar as aulas sem a instalação, que requer a partição do HD para o sistema Linux.

Serão dadas orientações nesse sentido, sendo que já existe nas bancas de jornais uma publicação (Ubuntu User, veja capa abaixo deste texto)) que ensina os principais procedimentos a serem realizados no ambiente do Ubuntu Studio. É altamente recomendável aos interessados o mínimo de conhecimento de informática para realizar a partição do HD, ou contar com a ajuda de quem possa realizá-la.

O curso tem a duração de 18 horas/aula assim distribuídas:

Dias 4, 5 e 6 de maio (2 hs) – visita à exposição e convenção da Sociedade de Engenharia de Áudio – AES, para se inteirar dos lançamentos e desenvolvimento de Computer Music e Áudio Digital.

Dia 13 de maio (2 hs) – inscrição e avaliação presencial dos alunos na sede do CMIJ à Rua 13 de maio 363, mesmo para os já inscitos pela Internet.

Dias 20 e 27 de maio (4 hs)  –  gravação e sequenciamento de voz e instrumentos musicais em áudio digital e MIDI usando os programas Audacity, Ardour, e outros.

Dias 3 e 10 de junho (4 hs) – mixagem e gravações de áudio digital e MIDI usando o programa Ardour, Sonar 6.0 e outros.

Dias 17 e 24 de junho (4 hs)  – complementação dos trabalhos com programas de edição de partitura (Finale Notepad), plug-ins e finalização das mixagens.

Dia 1 de julho (2 hs) – Encerramento do curso com visita a um estúdio profissional, entrega de certificados e apresentação dos trabalhos na Internet.

Durante o curso serão efetuados procedimentos online para a transmissão de áudio em rede, otimização de arquivos em .wav, .mid, .mp3 e outros formatos.

O curso é ministrado pelo músico e produtor musical Saulo Wanderley, formado em Composição & Regência pela Unicamp, consultor de áudio e computer music, membro da AES – Audio Engineering Society, e colaborador do projeto Computador, Música e Sociedade – CMS, da Quanta Educacional.

ubuntu_user

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *