Venha aprender a compor no CMIJ

O professor William Raphael vai comandar em julho a sua Oficina de Composição chamada Letra & Música às quartas e quintas-feiras, das 18:30 às 20:30 hs. Quando se fala de letra e música, automaticamente nos lembramos do formato de composição mais popularizado, a canção. Quem nunca usou a expressão “a música que diz assim…” ? Na verdade, a música não diz nada, e sim a letra da música.

É baseado nesse ponto que a oficina se desenvolve, a partir da análise e interpretação de letras de canções populares em português desde meados da década de 80. Um dos objetivos é preencher uma lacuna comum aos estudantes de instrumentos, que na maioria das vezes se dão bem com melodias e harmonias, mas sentem dificuldades na elaboração das letras.

Os participantes serão levados a compreender os processos de criação, partindo de uma ideia inicial sobre o que dizer (objeto do discurso), passando pelo como dizer (análise da forma) e chegando aos sentidos explícitos e implícitos da interpretação de conteúdo. Ou seja, uma viagem guiada pela estrutura da canção.

William usa o método de teoria musical de Ricci Adams, no qual a percepção de ritmo das frases melódicas é apresentada como fundamental para a concepção de música. Os alunos farão interelações com a teoria do texto, a partir de experiências práticas e divertidas, usando ainda conceitos de Hugo Friedrich e Anatol Rosefeld.

Usando também referências de Benveniste e Marcuschi, os participantes vão colocar a mão na massa independentemente da teoria. A oficina coloca foco na produção do texto da letra, em 10 encontros, finalizando com a composição de uma letra, que poderá estar relacionada a uma melodia original, ou pelo menos conter elementos musicais, para os que conhecem menos os parâmetros musicais.

Nas 7 primeiras aulas haverá o contato, análise e interpretação de canções populares. O material de análise parte de um conteúdo programado, mas se abre a sugestões dos participantes. Nas 3 últimas aulas ocorre uma participação maior do professor, para a confecção do material de conclusão, ou seja, a composição da canção em si.

No final das oficinas os participantes estarão aptos para fazer uma apresentação, ao vivo ou em gravação nas instalações do CMIJ, com músicos convidados, arranjos dirigidos e outras participações organizadas pela coordenação pedagógica. Orientações para o registro dos direitos autorais e conexos também estão previstos.

Os participantes receberão as letras de canções em folhas que deverão ser reunidas em pastas, contendo ainda as anotações e intervenções realizadas. Serão também usados o violão, teclado e reproduções de áudio, em uma metodologia moderna e prática, priorizando os resultados e não se limitando à teoria.

William Raphael é graduando da FFLCH – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Já realizou oficinas para a Associação Cultural Dynamite, em parceria com o CRD – Centro de Referência da Diversidade, nos projetos Som Diverso – musicalização e Coral da Diversidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Uma resposta para Venha aprender a compor no CMIJ

  1. Giovanne Casareggio diz:

    Muito bacana a aula do Willian, didática, descontraida e divertida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *