Veja os novos vídeos do arte-educador Eloi Estrela

O CMIJ – Centro de Música e Inclusão Para Jovens mostra mais vídeo-aulas com o Arte Educador Elói Estrela com dicas simples e rápidas para começar a aprender música de forma lúdica e divertida.

CMIJ – Vídeo Aula 17 – Elói Estrela – Baqueta Ornamental


Descrição: Neste vídeo Eloi ensina como fazer uma baqueta para tocar num instrumento de marcação. Você pega um cabo de vassoura, serra e depois pega uma espuma e passa cola, cobrindo um lado da madeira. Depois passa outra espuma na lateral, com um pedaço de pano cobrindo a espuma, passando uma tira de barbante, dando um nó e batendo 5 tachas, passando uma fita isolante em torno da baqueta.

CMIJ – Vídeo Aula 18 – Elói Estrela – Madeirada – Instrumento Musical

Descrição: Pegue um cabo de vassoura e corte com uma serra. Lembrando que cada pedaço de madeira deve ter 20 centímetros, os cabelos têm que ser sólidos para dar o som agudo de metal. Este instrumento é de efeito percussivo.

CMIJ – Vídeo Aula 19 – Elói Estrela – Prato Musical

Descrição: Com um prato e uma baqueta de ferro, você pode raspar em sua borda ondulada ou em um prato poroso, como esse que está sendo usado. Você pode tirar um som agudo, que pode ser usado em todos os ritmos como desejar.

CMIJ – Vídeo Aula 20 – Elói Estrela – O Berimbau

Descrição: Berimbau, instrumento percussivo que conduz a arte chamada capoeira à dança. O berimbau tem origem africana, desenvolvido também na Bahia, no nordeste brasileiro. O berimbau tem a biriba como ator principal e a cabaça, que nos tempo da escravidão os escravos usavam muito na música e também levavam água, usando como cantil. O berimbau tem o arame que pode ser reciclado (você pode tirar de pneu). Também tem o caxixi, instrumento difundido na capoeira de Angola pelo mestre Pastinha, que aprendeu com um escravo chamado Benedito. E assim surgiu a ‘Capoeira Angola’ neste país chamado Brasil.

CMIJ – Vídeo Aula 21 – Elói Estrela – Como tocar o Berimbau


Descrição: Como tocar o Berimbau, instrumento afro brasileiro, de origem baiana. Com a baqueta você tira o som ao tocar a baqueta de madeira fina no arame e o guizo também no arame (o guizo é uma espécie de argola parecido com uma moeda com um furo no meio). Também tem o caxixi que tira o som igual ao do chocalho de uma tonalidade médio grave

O Centro de Música e Inclusão para Jovens (CMIJ) é um projeto da ACESD – Associação Cultural Educacional e Social Dynamite, patrocinado pelo Grupo Protege, através da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo do Governo Federal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *