Eloi Estrela mostra os principais instrumentos de percussão do Samba

O CMIJ – Centro de Música e Inclusão Para Jovens mostra mais vídeo-aulas com o Arte Educador Elói Estrela em que ele mostra vários tipos de instrumentos de percussão, muito utilizados em ritmos como o Samba.

CMIJ – Vídeo Aula 22 – Elói Estrela – Ganzá

Descrição: O Ganzá é um instrumento percussivo que é usado nos ritmos: Samba e Samba Enredo. Basta ser implementado para que o instrumento produza o som ao ser feito o movimento para frente e para trás. O instrumento é de madeira com uma espécie de parafusos onde ficam presas as rodadas, que produzem o som de metal agudo.

CMIJ – Vídeo Aula 23 – Elói Estrela – Ganzá Parte 2

Descrição: Como tocar o Ganzá para obter uma sonoridade musical? Basta pegar o Ganzá com a mão direita e com a mão esquerda, fazer o movimento de dentro e para fora e vice e versa, com a velocidade que você desejar para atingir a musicalidade ideal.

CMIJ – Vídeo Aula 24 – Elói Estrela – Xequerê

Descrição: Xequerê é um instrumento percussivo de origem africana, difundido através do Samba Cabula ou Samba de Recôncavo. A matéria-prima dele é: cabaça, barbante ou nylon e bolinha de plástico com furo no meio, onde passa o barbante com um nó em uma das pontas.

CMIJ – Vídeo Aula 25 – Elói Estrela – Caixa Tarol

Descrição: A Caixa Tarol é um instrumento que conduz a música, um bojo com duas peles superior e inferior, com uma espécie de esteira presa. Com as baquetas é produzindo o som, o vídeo mostra o ritmo de Samba Reggae.

CMIJ – Vídeo Aula 26 – Elói Estrela – Caixa Tarol Parte 2

Descrição: Como tocar a Caixa Tarol? Você usa duas baquetas, com a esquerda você marca o tempo e com a direita você arrasta a baqueta sobre a pele do instrumento desenvolvendo o ritmo Samba Reggae, que o vídeo mostra.

CMIJ – Vídeo Aula 27 – Elói Estrela – Malacacheta

Descrição: Malacacheta é a caixa que se toca na condução do Samba e Samba Enredo. Com uma baqueta se marca o tempo e com a outra se produz o som. A Malacacheta fica presa na altura do tórax sustentada no antebraço e ombro e para você produz o ritmo desejado basta assistir o vídeo.

O Centro de Música e Inclusão para Jovens (CMIJ) é um projeto da ACESD – Associação Cultural Educacional e Social Dynamite, patrocinado pelo Grupo Protege, através da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo do Governo Federal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *