Arte Educador Eloi Estrela encerra série de vídeos sobre instrumentos de percussão

O CMIJ – Centro de Música e Inclusão Para Jovens mostra as últimas vídeo-aulas com o Arte Educador Elói Estrela em que ele mostra mais outros tipos de instrumentos de percussão, muito utilizados em ritmos afros como o Samba.

CMIJ – Vídeo Aula 28 – Elói Estrela – Surdo de Marcação


Descrição: O Surdo de Marcação é um instrumento percussivo em vários ritmos. É de grande importância para musicalidade, o surdo do vídeo tem 22 centímetros de diâmetro, tem o nome de Surdo de Marcação por marcar o tempo através do toque musical. Esse é um instrumento de condução do ritmo.

CMIJ – Vídeo Aula 29 – Elói Estrela – Surdo de Marcação Parte 2

Descrição: No vídeo é descrito o desenvolvimento da musicalidade através do som que marca a música e também é tocado o Samba Reggae, uma musicalidade que o Olodum desenvolve.

CMIJ – Vídeo Aula 30 – Elói Estrela – Rebolo

Descrição: O Rebolo é um instrumento percussivo muito usado no Samba e no Pagode. O instrumento é produzido através da madeira ou do alumínio, como mostra o vídeo, e é tocado com as mãos, uma delas marcam e a outra produz a evolução musical. O Rebolo tocado no vídeo apresenta o ritmo samba.

CMIJ – Vídeo Aula 31 – Elói Estrela – Pandeiro


Descrição: O Pandeiro é um instrumento muito usado musicalmente em vários ritmos: MPB, Samba, Forró e no POP. Instrumento de pequeno porte, com um aro de aço, bojo de madeira e pele sintética ou de couro animal. É tocado com as mãos, uma segura e a outra toca extraindo o ritmo.

CMIJ – Vídeo Aula 32 – Elói Estrela – Tamborim


Descrição: O Tamborim é instrumento percussivo com um pequeno bojo plástico, também bojo de madeira com uma pele sintética, baqueta de madeira ou polietileno de 3 pontas. No vídeo o ritmo tocado é o Telecoteco, com a mão segura e encosta o dedo na pele marcando e mudando o som e a outra mão toca o Tamborim.

CMIJ – Vídeo Aula 33 – Elói Estrela – Agogô


Descrição: O Agogô é um instrumento produzido através do aço com vários estilos, o que o vídeo mostra é de 4 bocas, tocado com uma baqueta de ferro ou de madeira como o vídeo mostra. No vídeo o ritmo apresentado é o Igeixá, ritmo oriundo de África e difundido no Brasil por muitos artistas inclusive as escolas de samba.

O CMIJ é um projeto da ACESD – Associação Cultural Educacional e Social Dynamite, patrocinado pelo Grupo Protege, através da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo do Governo Federal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *