«

»

fev 01

AULAS RETORNAM EM MARÇO

Pessoal,

Terminamos a primeira fase, vamos fazer um período de descanso parcial, no qual rolarão apenas os cursos de:

1) Violão

2) Produção Musical com Software Livre

3) DJ

O projeto CMIJ – Centro de Música & Inclusão para Jovens, pretende a inclusão social com a utilização da Música. A princípio foram criados os cursos – totalmente gratuitos – de Guitarra, Baixo, Bateria, Teclados, Vocal, Produção Musical e DJ. No desenrolar do segundo semestre de 2009, o curso contava com mais de 600 alunos inscritos pela internet e mais de 300 frequentadores assíduos.

Com o apoio do PROAC – Programa de Apoio à Cultura – da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e patrocínio do Achocolatado Mágico (da Pepsico), o CMIJ contou com 12 professores, 4 estagiários e um coordenador pedagógico, e movimentou culturalmente o bairro do Bixiga (Bela Vista) em Sampa, onde fica a sede da realizadora do projeto, a Associação Cultural Dynamite, em prédio de 4 andares.

Dentre o corpo docente do CMIJ destaque para o guitarrista Demma K, o baixista Homero Feijó e o baterista Paulo Lion (todos ex-ULM – Universidade Livre de Música Tom Jobim) a baixista Gê Côrtes (do grupo Altas Horas, do programa homônimo da TV Globo), o especialista Saulo Wanderley (coordenador pedagógico, guitarrista, violonista, consultor de computer music) e todo um time de professores de primeira linha.

Terminado o ano de 2009, foi iniciada uma operação para atravessar as férias de janeiro e fevereiro com os docente e discente ativos. Nessa ocasião, dias 28 e 30 de janeiro, foram entregues os certificados de conclusão de curso, propostas de patrocínio, apoio e parceria ao mercado musical e cultural, para os convidados ao evento, que nasceu espontaneamente nas novas dependências da Associação Cultural Dynamite.

Aproveitando a construção do seu espaço Dynamite Music Hall, os professores e alunos do CMIJ criaram o mini-projeto O PALCO É SEU, com apresentacões das bandas Sê Musical! (da aluna Agna Maria, de vocal), Seven Hills (do professor Jucy, vocal) e 220 (do aluno Marcus, guitarra). No total foram 947 alunos inscritos:

Canto / Vocal: 231

Guitarra: 200

Bateria: 117

Teclado: 94

Produção Musical:  138 (incluso computer music)

Baixo: 85

DJ: 82

O projeto agora parte para a captação de novos recursos para a manutenção de seu núcleo. Uma maior mobilidade de horários e salas na sede permitirá a manutenção do volume de alunos com a mesma eficiência didática, que se baseia na psicopedagogia musical de Violeta Hemsy de Gainza. Durante o mês de fevereiro, teremos um período sabático, retornando com novos cursos em março.

Segundo a renomada pedagoga argentina – com quem o coordenador pedagógico se encontrou em agosto, quando do início do projeto – a improvisação organizada é o melhor meio de se construir um aprendizado musical eficiente, opinião compartilhada com o não menos famoso professor Hans Joachim Koellreutter, mestre dos grandes maestros e músicos brasileiros desde o início do século.

É a partir de improvisações com os alunos que o CMIJ montou sua estrutura didática, em oficinas com crianças a partir de 10 anos e jovens, das quais emergiram alunos individuais avançados e grupos de várias formações em diversos gêneros musicais. A reunião da prática com a teoria dirigida para objetivos práticos cria um aprendizado lúdico e sólido, que o próprio aluno pode aperfeiçoar sozinho.

Nessa linha, foram criadas as oficinas de Produção Musical com Softwares Livres, usando programas gratuitos; Violão para Iniciantes, que coloca um aluno tocando pequenos solos em poucos minutos com o sistema TID – Toque Igual ao Disco e Guitarra Sintetizada, mostrando os novos rumos que o instrumento mais famoso do rock está tomando neste início de século.

Estas novas oficinas, e mais os cursos que foram colocados à disposição de alunos em 2009, são a nossa contribuição para o momento em que será necessário formar profissionais de Música para a volta da disciplina às salas de aula. Nossos alunos, formados pelos músicos de hoje, são os potenciais professores de Música de amanhã, à disposição de um novo ciclo mestre-discípulo, com novos ares pedagógicos.

7 comments

  1. dj big edy

    OLÁ PESSOAL DO CMIJ ESTOU NO AGUARDO DO RETORNO DO E-MAIL ENVIADO NA QUINTA PARA PODERMOS DAR CONTINUIDADE NO PROJETO

    1. admin

      Quem se interessa pela formação como DJ, aguardem até depois do famoso Carnaval, quando divulgaremos os novos horários, com professores credenciados pela Computer Music School, nossa nova parceira no CMIJ.

  2. Daniela Aparecida

    Olá,me inscrevi nos cursos de Produção musical e Violão,mas até agora,não foi me dado o retorno de quando começa às aulas e nem os dias e horários para os mesmos.
    Aguardo retorno.
    Obrigado.

    1. admin

      Daniela, compareça pra avaliação dia 24/02, o curso começa dia 03/03.

  3. Priscila da Silva

    Gostaria de saber quando começa as aulas de canto e como fazer a minha inscrição.

  4. Sarah

    Olá pessoal td bem!!!
    Gostaria de saber se as aulas de batera irá voltar essa semana, no mesmo horario. Já estamos com saudades!!

    Bjos, até breve!

  5. Daiane_Aparecida Ferreira

    eu sempri ques se cantora tocando guitarra eu treino en casa e en todos os lugares pra mim comseguir eu teno que lutar por que sem lutar a opurtunidade nao chega..palestina sp br …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>